Conheça Mais sobre Vinhos
Adega do Vinho
Vinho Gosta de Sossego

Você certamente já ouviu falar que o vinho é um ser vivo que nasce, evolui e morre. Pois é verdade. Mas é possível colaborar com esse processo, cuidando para que a bebida tenha uma vida feliz, sem sobressaltos. Para isso, é fundamental saber armazenar a garrafa.

Posição: a garrafa deve ser guardada na posição horizontal, para que o vinho mantenha a rolha sempre molhada, evitando seu ressacamento e a entrda de oxigênio no recipiente. O ar degrada o vinho pela oxidação.

Temperatura: quem não tem uma adega climatizada em casa deve ficar atento quanto ao local em que a garrafa será guardada. O ideal é um lugar fresco, de temperatura estável, entre 14ºC e 18ºC. Lembre-se de que local quente demais acelera a maturação do vinho, e o local frio demais (a geladeira, por exemplo) impede a evolução da bebida.

Umidade: a garrafa mantida em local muito úmido está sujeita a ter o rótulo e a rolha embolorados, e rolha embolorada estraga o vinho. Devem-se evitar também locais em que haja constante vibração.

Luz: o vinho prefere o escuro. A luz desencadeia reações químicas, degradando a bebida. Embora a garrafa escura seja uma barreira contra a luz, é mais seguro mantê-la em ambientes de baixa iluminação.

Temperatura: ajude o vinho a se mostrar

Vinhos brancos devem ser servidos em temperatura de geladeira; vinhos tintos, em temperatura ambiente. É mais ou menos isso que se prega, mas não devemos ser tão simplista. Pense no vinho tinto durante o verão. Servi-lo em temperatura ambiente é toma-lo a mais de 30ºC - isso é quente, portanto um sacrilégio. Essa história de temperatura ambiente funciona em alguns lugares da Europa, onde o clima costuma ser ameno mesmo no verão. No Brasil, não.

Mas por que não podemos tomar vinho na temperatura que desejamos? Porque o vinho se mostra, "se abre", apresenta seus romas quando está na temperatura adequada a seu estilo. Existe uma tabela que deve ser respeitada, o que não significa que você tenha de ficar com um termômetro ao lado toda vez que abrir uma garrafa. Para facilitar: vinhos brancos devem ser servidos mais frescos, enquanto os tintos, em temperatura um pouco abaixo da ambiente, mas não gelados.




Conheça Também:

Imigrantes Bebidas
Clã do Whiky
Vodkas.com.br
cervejanacionaleimportada.com.br
Bebidaebebidas.com.br
Alambique da Cachaça
Absintos.com.br
9136426