Conheça Mais sobre Vinhos
Adega do Vinho
Uva Moscatel

Muscat, Moscato, Moscatel. Certamente você já ouviu falar dessa uva. Mas está na hora de entendê-la.

Moscatel é uma família de uvas que talvez estejam entre as mais antigas da história. E, sejam tintas ou brancas, as uvas desta família têm um ponto em comum: são muito aromáticas.

Os aromas da Moscatel remetem a frutas como damasco, pêssego, nectarina e laranja, mas também a rosas, jasmins, a mel... Mas uma peculiaridade da Moscatel é produzir vinhos que, curiosamente, trazem aromas de uvas. O único aroma de fruta que raramente se encontra em um vinho é justamente o aroma de uva. Além de vinhos secos, mais raros, as uvas Moscatel são muito utilizadas para produzir vinhos de sobremesa como o francês e os espanhóis Moscatel. As uvas Moscatel podem atingir elevados teores de açúcar, nas áreas mais quentes.

A Moscatel produz também espumantes, inclusive, muitos dos espumantes nacionais. A Moscatel, é, de fato, uma das uvas de maior destaque no cultivo nacional de variedades viníferas.

Veja algumas das variedades de Moscatel mais conhecidas, dentre as centenas que compõem essa família, e seus sinônimos:

○ Moscatel Branca, ou Moscatel Branca de Pequenos Bagos

○ Moscatel da Alexandria ou de Setubal, Zibibbo ou Moscatel Gorda Branca

○ Moscatel Rosa, Muscat Rosé ou Muscat Rouge

○ Moscatel Negra, Black Muscat, ou Moscatel de Hamburgo

○ Moscatel Laranja, Moscatel Flor de Laranja, ou Moscatel de Jesus

 ○ Moscatel Ottonel

Para harmonizar um vinho à base de Moscatel, escolha um bolo de baunilha, uma salada de frutas, ou um creme de papaia. Mas você não vai se arrepender se optar por um Moscatel, se a sobremesa for mousse de chocolate, ou petit gâteau. Na realidade, dificilmente você vai se arrepender se optar por um Moscatel.

Fonte: tintos&tantos




Conheça Também:

Imigrantes Bebidas
Clã do Whiky
Vodkas.com.br
cervejanacionaleimportada.com.br
Bebidaebebidas.com.br
Alambique da Cachaça
Absintos.com.br
8691164