Como os vinhos alcançam diferentes cores? Qual a diferença em sua produção?

Por . em 31/10/2019

Muitas pessoas acham que o vinho tinto é produzido a partir de uvas de casca avermelhada e que o vinho branco é feito com as uvas de casca esverdeada ou amarelada. Mas não é bem assim. Primeiramente, o vinho não é produzido com aquelas uvas que compramos no mercado: geralmente as frutas usadas na produção da bebida são menores, mais doces e têm a casca mais grossa.

Os vinhos brancos são produzidos sem a casca das uvas, que é responsável por dar a cor avermelhada, e são usadas uvas brancas e tintas na sua produção, assim vinhos brancos não ganham a cor avermelhada que os tintos absorvem.

Os vinhos tintos (e também os rosés) são fermentados com as cascas e as sementes das uvas. Por isso eles ganham essa cor mais avermelhada. O vinho rosé fica menos tempo em contato com as cascas, consequentemente absorve menos a coloração.

Nas cascas e nas sementes das uvas estão os polifenóis, e esses compostos são os responsáveis pela cor do vinho. Um dos principais compostos dos polifenóis são os taninos, substâncias produzidas pelas plantas e que causam amargor e ressecamento na boca, por isso, os vinhos tintos tendem a ser mais tânicos, ou seja, causam uma sensação de adstringência e secura no paladar.

Em linhas gerais, quanto mais escuro, mais encorpado. Quanto mais brilhante, mais ácido e jovem. Quanto mais esmaecido, mais velho e menos ácido. Os brancos escurecem com o tempo, enquanto os tintos clareiam. Com a idade, a cor de tintos e brancos convergem, encontrando-se no âmbar, quase marrom. Pode ser difícil distinguir, em um vinho de mais de 50 anos, por exemplo, se ele foi tinto ou branco.

Por fim, muitas outras informações podem ainda ser “descobertas” com um olhar mais atento à cor do vinho apreciado, antes até de serem confirmadas no nariz e paladar. Para isso, é analisada não só a cor básica do vinho, como sua tonalidade, transparência e fluidez.

Comentários
0 Comentários
Clã do Whisky
Adega do Vinho
Alambique da Chachaça
Vodkas