Porque harmonizamos vinhos com comidas?

Por . em 20/01/2020

Harmonizar vinho com comida é uma prática que deixa a refeição ainda mais prazerosa. Encontrar o vinho certo para o prato servido pode parecer algo complicado, mas, você verá que é possível até harmonizar vinho com pratos do dia a dia.

As pessoas costumam harmonizar vinho e comida porque ambos produzem uma sinergia, transformando dois sabores em um terceiro especial. Além disso, o vinho seria capaz de limpar as papilas gustativas da boca, ou seja, cada garfada seria como a primeira. Em termos gerais, para harmonizar vinho com comida, o peso da bebida tem que acompanhar o peso do prato: comida pesada com vinho pesado, comida leve com vinho leve.

Como harmonizar vinho tinto?

Harmonizar vinho tinto sugere uma combinação mais forte. Pratos mais estruturados junto com vinhos mais robustos.

Como harmonizar vinho branco?

Harmonizar vinhos brancos com pratos mais leves é a melhor opção. Vinhos com pouca estrutura combinam com pratos sem peso, como frutos do mar, sushi, saladas e legumes. Se o vinho escolhido for mais estruturado, ou tiver alguma passagem por barril, é possível elevar o peso da comida.

Como harmonizar vinho rosé?

O rosé possui pouca ou média presença de tanino e boa acidez, isso faz com que esse vinho combine com uma gama maior de comidas. Quanto mais escura for a cor do vinho, mais tanino ele apresenta, então aguenta pratos um pouco mais pesados. Os mais clarinhos são ótimos para acompanhar entradinhas leves e refrescantes.

Como harmonizar espumante?

Vinhos espumantes são ideais para serem servidos de entrada, acompanhado canapés e aperitivos em geral. Mas também podem ser usados em diversas outras combinações, como comidas salgadas e gordurosas.

É isso, agora que você já conhece incríveis dicas para acertar na escolha de harmonização de vinhos, não perca tempo e transforme o seu almoço ou jantar, tornando-o mais especial.

Comentários
0 Comentários
Clã do Whisky
Adega do Vinho
Alambique da Chachaça
Vodkas